quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Prefeitos não comparecem a Seminário em Santaluz, mas APLB comemora o sucesso


Apenas o prefeito anfitrião compareceu, a maioria dos ausentes informou que foi convocado para uma reunião de urgência com o governador em Salvador.

seminario da aplb em santaluz

A APLB/Sindicato Delegacia da Estiagem (Queimadas, Nordestina, Cansanção, Itiúba e Monte Santo) e a Delegacia Sisal Norte (Santa Luz e São Domingos) realizou durante todo dia de quarta-feira,28, no auditório do Colégio CENOS no município de Santa Luz, o I Seminário Temático sobre Plano de Carreira da Educação. O encontro tinha como foco principal a participação dos prefeitos dos sete municípios: Zenon Nunes da Silva Filho, prefeito de Santa Luz, Tarcísio de Oliveira Pedreira, (Queimadas), Ranulfo da Silva Gomes,(Cansanção) Wilson Araújo Matos,(Nordestina) Silvano Carvalho, (Itiúba) Jorge Andrade,(Monte Santo) Nafitel Ramos,(São Domingos),no entanto, apenas o prefeito Zenon Nunes, esteve presente, acompanhado do seu vice-prefeito, Rodilys Rios.Os secretários de Educação dos referidos municípios,Leonir Floriani (Queimadas) Silvestre Salvador Barros (Nordestina) Jorge Batista Simões (Itiúba) e José Ricardo Pinheiro da Silva, (Monte Santo) representaram os gestores.

seminario da aplb em santaluz - joel

Estiveram presentes também o diretor da Delegacia da estiagem, Israel Oliveira Lima, diretor da Delegacia Sisal Norte, Clenildo da Cunha Peixinho, perpétua Sampaio, secretária de Educação de Conceição do Coité e representante da UNDIME na região,vereadores do município de Santa Luz: Paulo Crespo, Miraldo Sena e Luiz Santos Silva (Comissão de Educação da Câmara) e os diretores da APLB estadual da área jurídica  Joel Câmara e Noildo Nascimento, além do coordenador estadual da APLB/Sindicato Rui Oliveira. Os dois primeiros atuaram como palestrante. Joel falou sobre Plano de Carreira e Noildo esclareceu sobre Previdência.

seminario da aplb em santaluz -diretores

Segundo a coordenação, o motivo que levou à realização do Seminário foi a preocupação com as inúmeras investidas das administrações em realizar mudanças nos atuais planos que podem vir a prejudicar os trabalhadores em educação. Também, a resistência em deixar de fora o pessoal de apoio (zeladoras, merendeiras, porteiros, auxiliares de secretaria), nos municípios onde ainda não tem o plano unificado.

seminario da aplb em santaluz -público

Na oportunidade foi apresentado a situação dos Planos de Carreiras dos municípios das Delegacias da Estiagem e Sisal Norte:
Queimadas – Luta pela permanência de todos os direitos adquiridos no Plano atual (recentemente aprovado);
Itiuba: Revisão do Plano de Carreira: Unificação do pessoal de apoio;
Monte Santo: revisão do Plano de Carreira e unificação;
Santa Luz: Revisão e Unificação do Pessoal de apoio;
São Domingos: Desvinculação dos profissionais da educação do plano de carreira dos demais funcionários e criar o plano especifico para os servidores da Educação;
Nordestina: Revisão e inclusãp dps zeladores e merendeiras e garantir os seus direitos;
Cansanção: Revisão e Unificação do pessoal de apoio.

Apagão no momento do Debate
seminario da aplb em santaluz - apagão

Joel Câmara e Noildo Nascimento usavam os microfones no inicio do Debate quando faltou energia elétrica em consequência do apagão em oito estados do Nordeste, e, responderam a perguntas com grande dificuldade, diante do grande número da participantes,  onde surgiram mais de 40 questões, sendo necessário fazer uma triagem para responder as mais importantes, sanando assim muitas dúvidas surgidas pelos participantes.

Joel (microfone e Noildo)
Joel (microfone ) e Noildo responderam as perguntas

O evento estava previsto para culminar com uma carta de intenções, mais devido a ausência dos prefeitos, os diretores resolveram marcar outro momento para discussão e que de fato os prefeitos se comprometam com os servidores em Educação assinando de forma amigável com os prefeitos, valorizando assim esses profissionais.

Avaliação das autoridades.
rui oliveira em santaluzO coordenador estadual Rui Oliveira disse que, o que viu em Santaluz em termo de mobilização é para servir de exemplo para outras regiões do estado, pois o seminário envolveu um número  muito grande de professores e contou com a presença do prefeito de Santaluz, secretários municipais e vereadores, lamentou a ausência dos prefeitos convidados pelas APLB’s  dos sete municípios que coordenaram o seminário, “como foi falado aqui, nós temos que ficar unidos, porque unidos somos mais fortes, e nessa maré que está ai, com essa crise nacional e internacional sempre sobra para os trabalhadores, e não vamos pagar o preço da crise, quem tem que pagar o preço é que criou a crise.Está de parabéns a APLB de Santaluz e da região”, avaliou Rui Oliveira.
Oliveira disse ainda que tem participado de muitos seminários pela Bahia, mas esse de Santaluz lhe surpreendeu pela distribuição geográfica, pois em outras regiões tem participado e observado o envolvimento de duas ou três cidades, “e aqui teve uma gama muito grande de cidades da região que sofrem os mesmos problemas e vivem os mesmos trauma e querem enfrentar de forma conjunta, organizada e civilizada, discutir a qualidade da educação valorização dos trabalhadores  e esperamos que venha a dar bons frutos”, finalizou o coordenador estadual da APLB/Sindicato Rui Oliveira.

seminario da aplb em santaluz - joel.2Joel Câmara diretor jurídico da APLB Sindicato estadual  que fez uma explanação sobre Plano de Carreira do magistério e também deixou o seminário bastante satisfeito pela presença maciça não só de professores da região do sisal como de outras regiões a exemplo de Canudos, Uauá, Jacobina, Várzea Nova e outras cidades que também estão irmanadas na luta para conquistarem seus objetivos.“ Isso demonstra ansiedade dos educadores a compreender a carreira do magistério.O magistério não é algo tão fácil de ser compreendido,ou fácil de se incrementar, é algo para ser pensado, estudado com tranquilidade, serenidade, porque o principal instrumento de valorização do profissional de educação, e, do servidor de educação para que garanta a eles, condições adequadas de trabalho, para que o aluno tenha de fato uma aprendizagem decente.
A reportagem do CN perguntou  a Joel se essa luta tem evoluído, já que é uma discussão constante nos municípios, no estado e até no país, e ele disse que sim, pois nos registros da APLB já deslumbra um avanço extraordinário, “um avanço na consciência dos gestores, um avanço na consciência dos educadores,um avanço na concepção da sua estrutura de organização, um avanço de que é necessário sim, ter uma participação efetiva de toda sociedade  para debater a questão da educação, que plano de carreira não é instrumento de categoria, é um instrumento da sociedade, que precisamos está debatendo dia a dia, porque nós trabalhamos com a formação da consciência. Esses momentos de debates e seminários são fundamentais, importantes para trazermos  a carreira para o foco da discussão. Concluiu o palestrante.

seminario da aplb em santaluz - zenonO prefeito anfitrião Zenon Nunes falou com satisfação de mais um grande evento regional este ano foi realizado em Santaluz, o terceiro que lotou as dependências do Colégio CENOS. O prefeito  considerou  um dia extremamente relevante das lutas dos professores e a classe como todo,”discutindo e chegando ao denominador comum  do plano de cargos e salários, mas que seja de forma equilibrada, conforme eu falei em meu pronunciamento, de nada adianta  aprovarmos o plano que inviabilize a gestão municipal e prejudique a saúde financeira do município, então a gente tem que chegar no consenso com responsabilidade, comprometimento de ambas as partes, para que as coisas possam progredir, evoluir  e chegar  no equilíbrio  que venha a trazer esses tão sonhados planos para essa classe que é tão merecedora e que tanto faz pela educação dos municípios, de modo especial Santaluz onde temos grandes profissionais”, destacou o gestor.

seminario da aplb em santaluz - clenildoClenildo da Cunha Peixinho diretor da Delegacia Sisal Norte da APLB disse que correspondeu as expectativas pela presença de público que superou o esperado, pois cada APLB que se uniu para realização do evento levou um grande número de educadores das cidades de Monte Santo, Itiúba, Cansanção, Queimadas, Nordestina,São Domingos e a própria Santaluz, além dos municípios que pediram para participar, a exemplo de Canudos, Jacobina, Uauá, Várzea Nova e até Salvador, “ Estávamos contando com 400 pessoas, acabou passando de 500, ficaram pessoas em pé, mesmo assim acolhemos todos com satisfação, e com a presença de Rui, Joel, doutor Noildo todos da executiva estadual  enriqueceu bastante o debate”, disse Peixinho.
Clenildo lamentou a ausência dos prefeitos, segundo ele o foco do seminário por parte das APLB’s  era a presença dos gestores para dialogar com a categoria e tentar resolver as questões inerentes a educação.  Alguns justificaram que foram convocados pelo governador na UPB para uma reunião de urgência, mas não recebemos nada oficial, foram informações passadas pelos seus representantes, tivemos apenas a presença de Zenon o prefeito anfitrião. repudiamos a atitude dos prefeitos ausentes, caso não seja verdadeiro o compromisso que foi justificado aqui. Preparamos uma carta de intenções para que todos pudessem assinar, mas infelizmente não vieram”, lamentou o diretor.

Por: Raimundo Mascarenhas (CALILA NOTÍCIAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário