sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

DESPORTISTAS DE CANSANÇÃO SONHAM COM A CONSTRUÇÃO DE UM GINÁSIO DE ESPORTES



Os desportistas de Cansanção continuam sonhando com a construção de quadras poliesportivas na sede e zona rural bem como de um Ginásio de esportes em nosso município. A única quadra esportiva disponível para utilização da população está localizada na Praça Paulo Souto (praça da lagoa). A Prefeitura municipal realizou ao longo dos anos reformas na parte de pintura do piso, paredes e alambrados, bem como algumas melhorias na iluminação. Em 2010, na administração interina do prefeito Riso, foram realizadas obras de melhorias significativas na iluminação da Quadra. Foram implantadas duas torres atrás da arquibancada com três refletores em cada poste e adicionado mais um refletor em cada torre já existente em cima do palco, essas obras deram um novo visual e também facilitou a prática esportiva durante a noite. Os Colégios Educandário Senhora Santana e Senhor do Bonfim (Colégio Modelo) também possuem quadras poliesportivas para uso da comunidade escolar.

A reivindicação dos desportistas pela construção de quadras esportivas em Cansanção é antiga. Em 2006 quando passei a fazer parte do Departamento Municipal de Esportes já existia uma cobrança constante por parte dos estudantes, atletas e desportistas em geral, afim de que fosse buscados recursos junto aos governos Estadual e Federal para a construção desses espaços esportivos. O Departamento de Esportes da época solicitou por várias vezes ao poder executivo municipal que o mesmo celebrasse convênios com Sudesb ou Ministério dos Esportes para atender o pleito dos atletas, e sempre no início de cada ano o poder executivo anunciava que os citados convênios haviam sido celebrados e que seriam construídas várias Quadras poliesportivas na sede e em alguns povoados. Os anos se passaram, a cadeira de prefeito foi ocupada por diferentes pessoas, a Câmara de vereadores também recebeu novos nomes, vários deputados federais e estaduais foram votados em nossa cidade e o único espaço verdadeiramente público para prática de esportes de quadra continua sendo a Quadra Poliesportiva da Praça Paulo Souto (praça da lagoa).
Nosso único espaço mencionado está totalmente fora dos padrões atuais, não obedecendo às regras oficiais das modalidades esportivas devido às reduzidas medidas do espaço físico, impossibilitando assim a participação da cidade de Cansanção em Campeonatos Regionais ou Estaduais. Vale salientar também a dificuldade em realizar eventos esportivos durante o dia, devido ao forte calor e sol escaldante e até mesmo à noite em tempo de chuva. Quando promovemos os Jogos Escolares da Semana da Pátria em 2008 e nos anos subsequentes precisamos estender os dias de duração do evento, pois não era possível realizar jogos das 11 horas da manhã às 03 da tarde, e quantas vezes foi necessário adiar jogos do Campeonato Cansançãoense de Futsal por conta da chuva. Tudo isso nos remete a relatar sobre a necessidade urgente da construção de um Ginásio de esportes ou até mesmo uma Quadra coberta na sede do município.

O site da Sudesb (http://www.sudesb.ba.gov.br) disponibiliza todas as informações necessárias para as Prefeituras adquirirem quadras, ginásios e até piscinas semiolímpicas e em conversa recente com a coordenadora da Sudesb, Susy Dócio, na cidade de Nordestina a mesma relatou que todo final de ano a Sudesb devolve recursos ao estado por falta de projetos por parte das prefeituras. Todas as cidades da região conseguiram essas obras, Monte santo, Itiúba e Quijingue conseguiram ginásio de esportes ou quadra coberta, Nordestina não tem mais onde construir quadras poliesportivas tanto na sede quanto na zona rural. Podemos ver na matéria abaixo que a cidade de Jaguarari na microrregião de Senhor do Bonfim já vai inaugurar seu segundo ginásio de Esportes em pouco tempo.
ENTÃO FICA A PERGUNTA: O que acontece com os prefeitos e vereadores de cansanção (TODOS) e com os deputados que foram votados em nossa cidade que não conseguem trazer essas conquistas para os desportistas e a comunidade em geral.
POR ANDERSON SANTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário