sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nordestina – 28 metros de bolo, inaugurações e festa para comemorar 28 anos de emancipação

Nordestina foi emancipada do Município de Queimadas em 09 de maio de 1985, antes era chamada de Cajueiro. O prefeito que mais governou foi o atual, Wilson Matos (Ito) que está no quarto mandato.

G

Com o tradicional bolo medindo 28 metros, colocado na Praça Tertuliano Souza Pereira, que, após cantar os parabéns, foi fatiado e distribuído entre os moradores e uma festa, cujo palco foi montado no cruzamento da Rua Humbelino Santana com a Praça Vital Guimarães, onde se apresentaram os grupos musicais Os Clones, Forrozeiro da Molesta e Brega Vinha, encerrou nas primeiras horas desta sexta-feira (10), os festejos dos 28 anos de emancipação política administrativa do município de Nordestina, localizado no Território do Sisal. O prefeito Wilson Matos (PSD), conhecido popularmente por Ito, que está na sua quarta gestão, foi quem mais soprou a vela de aniversário.

Nordestina tem população estimada em 15 mil habitantes.Em local por denominado Fazenda Cajueiro, mais tarde Cajueiro, que alcançou rápido desenvolvimento, se formou o município hoje denominado Nordestina. Município criado com território desmembrado de Queimadas, por força de Lei Estadual de 9 de maio de 1985. A sede foi elevada a cidade quando da criação do município. Distante 259 km de Salvador e faz limite territorial com Queimadas, Quijingue, Cansanção e Santaluz.
Além dos festejos pela emancipação política outra tradição popular é o São João que nos últimos anos acontece de forma antecipada.

G

Durante todo o dia aconteceram atividades, esportivas com maratonas masculino e feminino, inauguração da sede da Associação dos Agentes de Saúde, a Farmácia Bahia, Academia de Saúde e ampliação e reforma do Posto de Saúde do Povoado do Jacu, a maior comunidade rural do município.
farmacia da bahiaSegundo a secretária de Saúde, Olivia Costa, durante sessenta dias foi alugada uma casa na comunidade para funcionar o PSF, enquanto acontecia a reforma. “Foram construídos dois banheiros, farmácia, salas para vacinação, reunião, almoxarifado e ampliado os consultórios”, frisou Olivia.
A secretária também falou sobre a construção e implantação da Farmácia da Bahia em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Construída em frente ao Hospital Otto Alencar, o programa busca facilitar o acesso da população aos medicamentos a exemplo dos remédios para hipertensão e diabetes.

niver de nordestina-missaO prefeito Wilson Matos e primeira dama Eliete Araújo participaram da missa em ação de graça celebrada pelo padre Miguel, da Paróquia de Santo Antonio de Queimadas e ao final Ito, como é conhecido o chefe do executivo, falou da sua alegria em comemorar mais um ano de emancipação e festejar os avanços obtidos ao longo deste ano. Entusiasmado, o prefeito falou sobre academia da Saúde inaugurada no começo da manhã com a chegada das corridas feminina e masculina.

niver de nordestina-3-academia

Segundo Ito, esta academia tem o objetivo de contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação deste espaço público construído com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais, orientação de atividade física, promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, bem como outras temáticas que envolvam a realidade local, além de práticas artísticas e culturais, a exemplo de teatro, música, pintura e artesanato. Segundo o prefeito já foram contratados um fisioterapeuta, uma nutricionista, um médico e será contratado um educador físico para atender as pessoas que vão usar este bem público.

Fonte: Calila notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário