quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PESQUISA DATAFOLHA APONTA GOVERNADOR JAQUES WAGNER VENCENDO NO PRIMEIRO TURNO



Na nova pesquisa do Instituto Datafolha, o governador Jaques Wagner, do PT, obteve 39 por cento das intenções de voto. O ex-governador Paulo Souto, democrata, atingiu o percentual de 24 por cento e o ministro Geddel Vieira Lima, do PMDB, ficou com 11 por cento.


Os petistas e os governistas em geral cuidaram de montar uma espécie de festa em torno desse resultado, usando como argumento principal o de que, somadas, as intenções de voto em Souto e em Geddel ficam abaixo (quatro pontos percentuais) do percentual alcançado pelo governador.
Na análise festiva dos governistas, isto significaria a probabilidade de Jaques Wagner ser reeleito no primeiro turno, deixando seus concorrentes, que vêm sustentando a tese de que o segundo turno é inevitável e, de várias formas, sinalizando que esse segundo turno será disputado entre Wagner e um de seus dois principais concorrentes, Souto ou Geddel.


Alguns procuram ainda fixar a tese segundo a qual o cenário político e, no centro dele, os eleitores, estão caminhando para uma polarização entre Wagner e Souto, o que no final levaria a um esvaziamento da candidatura de Geddel. Este é, aliás, o grande sonho dos governistas.


Enquanto os petistas e governistas em geral “comemoram” os números da pesquisa, o líder da oposição na Assembléia Legislativa, Heraldo Rocha, faz o mesmo. Trata, aliás, de montar o mesmo tipo de festa no lado oposicionista, argumentando que os números do Datafolha, ao contrário do que dizem os governistas, a estes desfavorecem, enquanto favorecem a oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário